Armadilha petrolífera

armadilha petrolífera

Como funcionam as armadilhas petrolíferas?

Sabendo que o movimento dos fluidos subterrâneos só é possível ao longo das camadas permeáveis, os hidrocarbonetos acumulam-se nas zonas altas das rochas porosas cobertas por rochas impermeáveis ( rochas de cobertura ). Neste caso, diz-se que estamos perante armadilhas petrolíferas .

Quais são os diferentes tipos de armadilhas estruturais?

Armadilhas estruturais são o mais importante tipo de armadilha representando a maioria das descobertas de reservas de petróleo do mundo. As três formas básicas de armadilhas estruturais são a armadinha anticlinal, a armadilha de dobra e a armadilha de domo de sal. ↑ Gluyas, J. & Swarbrick, R. (2004) Petroleum Geoscience.

Qual a origem do sistema petrolífero?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Sistema Petrolífero Permo-Carbonífero do Jurássico Superior - Austrália Sistema petrolífero é um modelo que engloba todos os elementos e processos geológicos necessários à existência de acumulações de óleo e gás.

Qual é a diferença entre Trapa e armadilha?

A trapa ou armadilha pode ser do tipo estrutural, estratigráfica ou hidrodinâmica. Uma armadilha estrutural consiste de configurações geométricas de estruturas de rochas que acumulam o petróleo, não permitindo sua fuga. Podem ser domos salinos, flancos de homoclinais ou ainda, diversos tipos de superposição de dobras e falhas.

Quantos sistemas petrolíferos existem nas bacias portuguesas?

Podem ser evidenciados, pelo menos, dois sistemas petrolíferos principais nas bacias portuguesas.

Qual a origem do petróleo?

História. Acredita-se que o uso do petróleo esteja datado desde os primórdios da civilização. Povos do Oriente Médio, Egito, Mesopotâmia, da China já haviam tido contato com o combustível fóssil e o utilizado nas formas de betume, asfalto para pavimentação de estradas, iluminação, lubrificação, fins bélicos.

Como surgiu a indústria petrolífera?

A indústria petrolífera surgiu em meados do século XIX, quando foi desenvolvido o processo de refinação do óleo na Escócia. O Azerbaidjão era, nesse período, o maior produtor de petróleo, sua produção correspondia a mais de 50% da produção mundial. No continente americano, o petróleo foi primeiramente encontrado no Canadá.

Quando o petróleo foi encontrado no Brasil?

Em território brasileiro, o petróleo foi encontrado em 1939, no estado da Bahia, e, após dois anos, encontrou-se um depósito que apresentava viabilidade econômica para extração, no mesmo estado. No ano de 1954, a Petrobras institui o monopólio estatal, passando a explorar o petróleo nacional.

Postagens relacionadas: