Biblioteca de alcantara

biblioteca de alcantara

Quais são as atividades da biblioteca de Alcântara?

Para além do Teatro Comunitário, a Biblioteca de Alcântara tem um Coro Infantil/Juvenil, desenvolve também o projeto “Vidas e Memórias de Alcântara” (dispondo de uma sala onde se pode encontrar uma coleção dedicada exclusivamente a Lisboa e a Alcântara) e possui ainda uma Galeria que acolhe exposições temporárias de variados artistas e temas.

Qual é o raio de ação da biblioteca de Alcântara?

No caso da Biblioteca de Alcântara, e para além da sua estreita relação com a freguesia, o raio de ação estende-se às freguesias da Estrela e de Campo de Ourique, incluindo ainda o Pólo Universitário da Ajuda. Relativamente às áreas, o edifício, contando com a zona exterior, tem ca. de 1.800 m2, ficando aquém da tipologia BM3 – 2.600 m2.

Quais são os melhores lugares para conhecer em Alcântara?

Todas as salas da Biblioteca de Alcântara são lindas, modernas e com pinturas e pormenores fantásticos, sobretudo quando olhares para cima, para os seus tetos. Uma das coisas mais fantásticas que sentimos na nossa visita foi que, à medida que vais subindo de andar (são três pisos), o silêncio e a tranquilidade vão sendo cada vez mais acolhedores.

Quais são os diferentes tipos de atividades na Biblioteca?

Você decide se deseja um pouco mais de movimentação na biblioteca ou se prefere um pouco mais de relaxamento. As bibliotecas programam oficinas e atividades dedicadas a todos os tipos de bailese para todos, desde dança até flamenco. Também dedicam oficinas conscientes da mente e do corpo com Tai Chie atividades de meditação.

Qual a relação entre a cidade de Alcântara e a ditadura salazarista?

O edifício, que integrava o património imobiliário da família Burnay, abriu as portas à comunidade no início do século XX, tendo albergado, na década de 1930, a Escola Comercial Ferreira Borges. Já durante a ditadura salazarista, Alcântara continuava a acolher grupos revolucionários, reprimidos pelo regime.

Onde fica o bairro Alcântara?

Alcântara é cortado pelo Rio Alcântara, porém, nos dias atuais, este rio está imensamente poluído e muitos já o consideram valões. O clima de Alcântara é o mesmo de todo o município de São Gonçalo: Ameno e seco (20º a 35º). Desde a década de 1960, cogitava-se a transformação do bairro em município.

Quais são as melhores dicas para viajar para Alcântara?

Apesar de ser uma linda cidade histórica, Alcântara não tem grandes atrações em particular. A viagem vale pelo conjunto da obra: arquitetura preservada, ruínas, igrejas do tempo da escravidão, vistas pro mar, um pequeno museu gratuito, bons restaurantes, comida típicas e cenários que garantem excelentes fotos.

O que aconteceu com a cidade de Alcântara?

Junto à Igreja de Nossa Senhora do Carmo ficam os restos de dois palacetes construídos por famílias aristocratas rivais para receber o imperador Dom Pedro II. Uma fortuna foi despejada nas obras dos Barões de Pindaré e Mearim, mas o monarca nunca chegou a passar por Alcântara e elas foram posteriormente abandonadas, simbolizando o ocaso da cidade.

Quais são os pontos altos de Alcântara?

Praça da Matriz As ruínas são a representação física dos cerca de 400 anos de história do lugar. 2. Museu Casa Histórica de Alcântara Conhecer Alcântara foi um dos pontos altos de nossa viagem a São Luís. Um passeio pelo passado, numa cidade que parece... 3. Igreja do Carmo

Quais são os segredos de Alcântara?

Alcântara tem alguns segredos bem guardados, do túnel do século XVIII com cervejas artesanais ao caldo de peixe de madrugada, passando pelo clube mais pequeno de Lisboa. Traçamos-lhe um roteiro para uma noite perfeita por estas bandas.

Postagens relacionadas: