Como demolhar bacalhau rapidamente

como demolhar bacalhau rapidamente

Como preparar o bacalhau?

De acordo com o portal de culinária Ideias e Receitas, deve colocar o bacalhau numa panela juntamente com leite de modo a que este cubra completamente o peixe, levar ao lume e deixar o leite ferver durante alguns minutos. Após a fervura, basta deixar o bacalhau a escorrer e estará livre do sal.

Como Tirar o sal do bacalhau?

Passe as postas de bacalhau por água corrente para retirar grande parte do sal do exterior. Coloque as postas de bacalhau com a pele virada para cima num recipiente e cubra com água fria. Substitua a água de 8 em 8 horas.

Como Usar lascas de bacalhau?

Enxague em água corrente e deixe de molho em água fria por 24 horas, trocando a água 3 vezes. – Aqueça bastante água numa panela. – Quando atingir fervura, reduza o lume, adicione as lascas de bacalhau e hidrate por 3 minutos.

Como Guardar bacalhau no frigorífico?

Passo 2Demolhe o bacalhau num recipiente com água fria, com a pele virada para cima. Passo 3Guarde no frigorífico. Passo 4Mude a água três vezes ao dia, no mínimo duas vezes.

Como fazer o pré-cozimento do bacalhau?

Faça um pré-cozimento colocando o bacalhau em uma panela com água, mas deixando em fogo brando por apenas 5 minutos. Dicas: a água do cozimento do seu peixe pode ser reaproveitada para fazer outros preparos. Além de dar mais sabor aos pratos, você diminui a quantidade de temperos e sal usada.

Como descongelar o bacalhau?

A maneira ideal para descongelar o bacalhau (ou qualquer outra carne congelada) é deixar na geladeira de um dia para outro. Quando isso não é possível, uma boa dica para descongelar rapidamente é colocar a peça (sempre embalada) dentro de um bowl com água.

Como Tirar o sal do bacalhau?

Reserve o bacalhau na geladeira trocando a água 3 a 4 vezes ao longo do dia, durante um ou dois dias; O tempo médio para dessalgar bacalhau depende da altura das postas ou lombos do bacalhau. Para dessalgar bacalhau de postas normais basta um dia, para postas grossas são necessários dois dias.

Como fazer bacalhau desfiado?

Fazer bacalhau desfiado é bem simples e permite o preparo de várias receitas como bolinhos de bacalhau, bacalhau com creme de leite, torta de bacalhau e muito mais. Para fazer bacalhau desfiado você precisa dessalgar as postas ou lombos de bacalhau e cozer em água ou leite até as lascas soltarem (confira as dicas nos passos anteriores).

Como fazer bacalhau em lascas?

Vamos começar com o bacalhau em lascas que é mais barato e depois deste processo ele pode virar uma infinidade de pratos: tortas, bolinho, escondidinho, risoto… Você pega um recipiente fundo, coloca as lascas, cobre com água gelada, junta umas pedras de gelo e mantém na geladeira tampadinho por 3 horas para evitar a catinga.

Como limpar o bacalhau?

Dessalgue o bacalhau, trocando a água de 7 em 7 horas. 2. Cozinhe o bacalhau em água, escorra, retire a pele e as espinhas. Desfaça-o em lascas grandes e separe.

Como Usar bacalhau de molho?

Após esse período, troque a água (use gelada e com gelo novamente) e volte à geladeira por mais 3 horas, depois disso é só escorrer a água e está pronto para usar. Então se você colocou o bacalhau de molho às 9h, quando for 12h você troca a água e às 15h ele está pronto para usar.

Qual a importância do bacalhau no Brasil?

Tão apreciado no continente europeu, o bacalhau foi incorporado à cultura gastronômica do Brasil a partir da chegada da família real portuguesa, no início do século XIX. Já naquela época, o peixe era muito consumido em datas comemorativas da religião cristã, como Páscoa e ceia de Natal.

Nunca o congele salgado. Para demolhar bacalhau, coloque-o num recipiente com água, com a pele virada para cima e reserve-o no frigorífico durante 2, 3 dias, mudando a água de vez em quando. (consoante a espessura do bacalhau). Sal a mais num cozinhado?

Como congelar o bacalhau?

Postagens relacionadas: